• 06/2004Criação da palavra Lacis

    Após finalização do Doutorado junto ao CDS/UnB reúnem-se com o Prof. Marcel Bursztyn as alunas: Monica Menkes; Izabel Zanetti, Raquel Naves Blumenschein para discutirem de que forma poderia ser dada continuidade ao desenvolvimento das pesquisas iniciadas durante o Doutorado. Foram definidos três focos de atuação para um Laboratório a ser constituído: Inclusão; Sustentabilidade e Ambiente Construído. Brincando com as palavras que apresentavam o foco do laboratório a ser proposto nasceu LACIS (Laboratório do Ambiente Construído, Inclusão e Sustentabilidade). Uma palavra, luminosa, sonora, leve, alegre e que lembrava laços.

  • 07/2004Fundação do Lacis

    A pesquisadora Monica Menkes decidiu retornar ao Ministério de Ciência e Tecnologias. A Profa. Izabel Zanetti decidiu ficar no CDS como colaboradora. A Profa. Raquel Naves Blumenschein assumiu o compromisso de tonar realidade o sonho e fundou o Lacis. Como professora oriunda da FAU e com a concepção do LACIS no CDS nasce a proposta de um Laboratório que fosse tanto da FAU como do CDS.

     

  • 08/2004Criação do PGM - PGRS

    Criação do PGM – PGRS.

  • 09/2004Criação do POGISAM

    Criação do Programa de Otimização da Gestão Integrada de Saneamento Ambiental (POGISAM) visa testar e desenvolver metodologias que fortaleçam o processo de elaboração e implantação de políticas públicas, subsidiem o Município na elaboração do Plano de Saneamento Municipal e supram deficiências de municípios de pequeno porte na gestão sanitária municipal, integrando agentes, ações, instrumentos e recursos em todos os níveis. Este programa foi apresentado a FUNASA, sem sucesso, foi apresentado ao Fundo Nacional da Saúde – FNS visando apoio para implantação do primeiro piloto.

  • 10/2004Lacis no Mezanino Norte da FAU na UnB

    logo unb fau

    Iniciam-se as atividades do Lacis no Mezanino Norte - ICC da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - FAU na Universidade de Brasília - UnB em uma sala ampla.

  • 11/2004Criação do PIEP e PGRSC

    Concebe-se o Programa de Inclusão em Estudos e Pesquisa - PIEP e a Terceira Versão do Programa de Gestão de Resíduos Sólidos em Canteiros de Obras - PGRSC.

  • 02/2005Início das atividades do PGRSC V.03

    Iniciam-se as atividades do Programa de Gestão de Resíduos Sólidos em Canteiros de Obras (Versão 03), com a participação de 10 empresas construtoras do DF, disseminando a metodologia desenvolvida ao longo do Doutorado da Profa. Raquel Naves Blumenschein. Como parceiros do PGRSC V.03 citam-se: Sinduscon-DF e Sebrae-DF.

  • 03/2005Chegada da professora Vitória

    Ampliação do Lacis com a chegada da Professora Maria Vitória Duarte Ferrari Tomé.

  • 06/2005Primeira estagiária

    Inicia-se a participação da primeira estagiária do PIEP: Jaina Batista.

  • 22/06/2005Simpósio de Engenharia

    Participação da organização e realização do Simpósio Ítalo-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, em 22 de junho de 2005 com objetivo de integração de agentes.

  • 07/2005Encontro sobre ACV

    Participação do Encontro em São Paulo sobre o Impacto da Avaliação do Ciclo de Vida na Competitividade da Indústria Brasileira.

  • 08/2005Concepção do PROATOS

    Concepção do Programa de Integração de Atores Sociais para Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos (PROATOS). O Programa de Integração de Atores Sociais para a Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos (PROATOS) adota metodologia participativa e uma visão sistêmica proporcionando uma maior integração e conscientização dos atores sociais sobre a responsabilidade de cada um no processo de gestão dos resíduos sólidos. Essa expansão da consciência local torna-os, multiplicadores e reeditores das informações e vivências adquiridas, dando às comunidades o valor e a importância de seus papéis locais. Também a forma de piloto adotada pelo Projeto, torna possível em termos práticos a sua reprodução tanto em outras Regiões Administrativas do DF como em outros municípios e localidades, tanto de pequeno como médio porte. com adaptações às diversidades e diferenças locais identificadas durante a realização das oficinas. O PROATOS foi apresentado a diferentes instituições relevantes visando a viabilização do seu primeiro piloto. Foi apresentado para região administrativa de Ceilândia, Santa Maria, São Sebastião.
    O Programa de Integração de Atores Sociais para Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos - PROATOS foi criado em co-autoria com a Coordenadora do LACIS, professora Raquel Naves Blumenschein, em 2005 para a região administrativa de Ceilândia. Em 2006 o projeto foi reelaborado para ser aplicável a qualquer município Brasileiro. Ainda em 2006 este programa foi apresentado à Fundação Banco do Brasil, e adaptado como uma alternativa à demanda de integração entre a CENTCOOP e o governo do Distrito Federal a partir da solicitação da Diretoria de Área de Trabalho e Renda da FBB.

  • 01/2006PGRSC PGM01

    Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos em Canteiros de Obras (PGRSC- PGM 01) já teve início, e tem entre seus objetivos responder à Resolução 307 do CONAMA, no que se refere às responsabilidades dos geradores de resíduos sólidos em canteiros de obras, construção e demolição (RSCD). Já está em fase de disseminação da metodologia consolidada por meio do PGM Piloto 1: Distrito Federal e Goiânia – GO. No ano de 2006 até o momento foram concluídos mais três canteiros de obras, e iniciados mais dois canteiros de obras. Foram sensibilizados até o mês de maio mais 250 trabalhadores da construção civil.

  • 02/2006Projeto de Gestão Institucional

    Elaboração de Projeto de Gestão Institucional do Lacis (visão, missão, objetivos, procedimentos operacionais).

  • 03/2006Projeto Recicla

    Participação do projeto Projeto Recicla Resíduos Sólidos, Reciclagem e Inclusão Social Edital nº 18/2005 MCT/CNPq, com Transferência de tecnologia de Resíduos Classe A para a Cooperativa Astradasm em Santa Maria-DF.

  • 04/2006Reunião entre Isoeste e Astradasm

    Reunião de agentes e instrumentos promovendo a reciclagem e criando alternativa de renda entre Isoeste e Astradasm.

  • 05/2006Cancelamento da URRC

    Unidade de Reciclagem de Resíduos da Construção - URRC é uma unidade do Canteiro Experimental da FAU em parceria com o Lacis e tem como objetivo exercitar a reciclagem dos resíduos classe A e Resíduos classe B (particularmente vidro, papel e papelão) gerados nas obras do Campus da UnB, desenvolvendo pesquisa de novos materiais e novas aplicações dos agregados reciclados. O URRC vem estabelecendo parcerias com a Faculdade de tecnologia FT/UnB e Laboratório do SENAI-DF. O processo de implantação da URRC não foi implantado, enfrentou muitos desafios, particularmente no que se refere à disponibilidade de espaço físico na Prefeitura do Campus e mão de obra para colaborar como o desenvolvimento dos trabalhos.

  • 06/2006Projetos de Ação Contínua

    O LACIS foi aprovado como Projeto de ação contínua junto ao Decanato de extensão da UnB em maio de 2006. A partir de junho passa a cadastrar cada um de seus projetos e programas como Projetos de Ação Contínua do DEX/UnB.

  • 07/2006PRRP PGM02

    Programa de Racionalização e Redução de Perdas (PRRP-PGM 02), tem como objetivo elaborar, desenvolver e implantar metodologia que fortaleça o sistema de aprendizado de empresas construtoras visando a redução e racionalização de perdas na elaboração do projeto e na construção. Este programa inclui a avaliação de programas de qualidade e certificação de empresas construtoras e a racionalização e a redução da geração de resíduos sólidos em canteiros de obras, construção e demolição (RSCD), envolvendo a racionalização e a melhoria dos processos, a compatibilização de projetos e outros. Está em andamento o primeiro piloto que conta com a participação de três empresas construtoras e 20 empresas fornecedoras de projetos de arquitetura, instalações e estrutura. O primeiro piloto foi finalizado em novembro de 2006.

  • 08/2006Elaboração do PRAS

    Elaboração do Programa de Responsabilidade Ambiental e Social na Cadeia Produtiva da Indústria da Construção - PRAS. Este programa tem como objetivo fornecer ferramentas para que os agentes da cadeia produtiva da indústria da construção possam avaliar e monitorar o desempenho de sua responsabilidade ambiental e social por meio de um padrão de boas práticas. O primeiro piloto deverá ser implantado com o sub-programa de Compra Responsável. O projeto foi apresentado como pré-proposta ao edital PROCOMPI 2006 à FIBRA-DF, via SINDUSCON-DF (Comissão de Meio Ambiente) e aguarda aprovação para ser enviado à CNI.

  • 09/2006Fim do POGISAM

    Fim do Programa de Otimização da Gestão Integrada de Saneamento Ambiental (POGISAM).

  • 10/2006Projeto PROJOV

    Elaboração do Projeto “PROJOV”

  • 12/2006PACVM PGM03

    Programa de Análise do Ciclo de Vida dos Materiais (PACVM - PGM03), tem como objetivo elaborar, desenvolver e implantar metodologia que visa subsidiar a análise de ciclo de vida da cadeia de materiais de construção, a partir do envolvimento de indústrias do centro-oeste e agentes relevantes ao processo. As negociações com o Sindicato das empresas produtoras de artefatos de cimento estão sendo realizadas para darmos início no primeiro piloto do PACVM. O programa é tema de pesquisa de mestrado junto ao CDS da pesquisadora do Lacis - Maria Beatriz Maury de Carvalho orientada pela prof. Raquel Naves Blumenschein.

  • 01/2007Primeiro folder

    Elaboração de primeira versão de folder institucional.

  • 02/2007Realização de curso

    Realização do Curso pelo CDT - Responsabilidade Ambiental e Social na Indústria da Construção.

  • 03/2007Website

    Desenvolvimento do projeto de Website Institucional do Lacis.

  • 04/2007NUESP

    Concepção do projeto chamado Processo de implantação do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Edificações Penais (NUESP).

  • 05/2007PRAS

    Aprovação e lançamento do Projeto PRAS por SEBRAE/CNI/FIBRA

  • 06/2007Núcleo de apoio

    Núcleo de apoio à Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos na RIDE de Brasília.

  • 07/2007Projeto Ética na Indústria da Construção

    Elaboração e apresentação do projeto “Ética na Indústria da Construção” à Comissão de Ética do Sinduscon-DF.

  • 08/2007PNRRPC

    Apresentação ao MMA do Programa Nacional de Racionalização e Redução de Perdas na Construção - PNRRPC.

  • 09/2007Resíduos Sólidos Recicláveis e Reciclados

    Coordenação da elaboração do arranjo produtivo local de Resíduos Sólidos Recicláveis e Reciclados no Distrito Federal pela pesquisadora Raquel Blumenschein.

  • 10/2007PROATOS

    PROATOS realizado apoio financeiro da FBB e representação legal do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) da UnB.

  • 11/2007Reorganização do Lacis

    Reordenacão do espaço físico do Lacis, elaboração de material promocional e desenvolvimento de website institucional.

  • 02/2008Não aprovação da fase 3 do PROATOS

    Não aprovação da Proposta à FBB da Fase 3 do PROATOS - Integração do GDF, Sistema Integrado de Gestão de Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança para Cooperativa de Catadores, Sistema de Gestão Legal.

  • 03/2008Realização do PRAS

    Realização do PRAS com vinte construtoras, uma parceria entre o Lacis/SEBRAE/SINDUSCON-DF/CNI.

  • 04/2008Compra Responsável na Construção

    Realização de cursos de 'Compra Responsável na Construção' em eventos propostos e coordenados pela Professora Raquel Blumenschein no Conselho Regional de Engenharia, Agronomia e Arquitetura - CREA.

  • 05/2008ISWA/WMRAS 2008

    Publicação do artigo Innovation Towards Sustainable Management Of Construction Waste In Brazil no ISWA/WMRAS 2008.

  • 08/2008Observatório piloto para gestão de resíduos

    Observatório piloto para gestão de resíduos sólidos recicláveis – uma ferramenta para o fortalecimento da gestão de resíduos sólidos urbanos – Piloto DF. Apoio financeiro MCTI, como uma demanda identificada durante a realização do PROATOS.

  • 10/2008Concepção de projeto em cooperativas

    Concepção do projeto 'Implantando Sistema de Gestão Integrada em Cooperativas e Associações de Catadores de Material Reciclável do Distrito Federal'.

  • 02/2009Inclusão de alunos em projetos de pesquisa

    Concepção do projeto de inclusão de alunos de curso superior, oriundos da rede pública, em projetos de pesquisa aplicada. Com objetivo de treinar e capacitar os estagiários em elaboração e gestão de projetos de pesquisa aplicada, realização de atividades inerentes aos projetos, emissão de relatórios e atividades de gestão do LACIS.

  • 03/2009Inclusão de agentes na cadeia de resíduos

    Concepção do projeto denominado 'Núcleo de disseminação de conhecimentos e tecnologias para a inclusão social de agentes na cadeia de resíduos sólidos recicláveis e reciclados do DF'. Este projeto tem com objetivo de desenvolver de um núcleo de disseminação (virtual e presencial) de tecnologias e conhecimentos, fortalecendo o sistema de aprendizado de associações e cooperativas de catadores e micro empresários que compõem o Arranjo Produtivo Local da Cadeia de Resíduos Sólidos Reciclados e Recicláveis do DF.

  • 04/2009Disque tecnologia

    Participação de projeto por meio do 'Disque Tecnologia': Concepção e Assessoria na Implantação de Política de Responsabilidade Ambiental e Social na Empresa com o a ALTRAN.

  • 05/2009Organizações que aprendem

    Elaboração de projeto de curso de treinamento para municípios denominado 'Organizações que Aprendem'. Este projeto visa contribuir com o fortalecimento do aprendizado organizacional e o trabalho em rede de trabalhos de ação social municipais. Também tem como meta sensibilizar e preparar responsáveis pelas ações municipais para trabalhar em rede como organizações que aprendem.

  • 06/2009Compras responsáveis

    Elaboração de projeto denominado 'Compras Públicas Responsáveis para Municípios'. Este projeto com como objetivo implantar programa de responsabilidade ambiental e social com foco em compra responsável em instituições públicas municipais.

  • 07/2009Interpretação de Sistemas de Gestão Municipal

    Projeto de curso denominado 'Interpretação de Normas de Sistemas de Gestão para Gestores Municipais'. Este projeto com o objetivo de interpretar normas de sistemas de gestão de qualidade, meio ambiente, saúde e segurança, responsabilidade social e avaliação de riscos para implementação em gestões municipais.

  • 08/2009Interpretação de Sistemas de Gestão Municipal

    Concepção do projeto 'Observatório de Municípios' um sistema informatizado que integra informações georreferenciadas sobre uma rede de agentes e que centraliza, em um único local todas as informações que os atores definirem como importantes, onde seja possível acessar informações sobre tecnologia, artigos técnicos e científicos, leis e normas aplicáveis, compra e venda de produtos e serviços, recursos a partir de editais e fundos setoriais e que fornece informações em forma de imagens, tabelas, textos.

  • 09/2009PROATOS Municípios

    Concepção do projeto denominado 'PROATOS Municípios' visando contribuir para a integração de agentes, ações e instrumentos na gestão de questões municipais, por meio do desenvolvimento e implementação de redes municipais para atender demandas específicas dos municípios, permitindo eficiência e eficácia nos resultados.

  • 10/2009Apresentação de resultados do PRAS 03

    Apresentação oral e publicação de resultados do PRAS III no Encontro Latino Americano sobre Edificações e Comunidades Sustentáveis - ELECS 2009.

  • 11/2009Apresentação do PRAS aos setores públicos

    Apresentação do PRAS aos setores públicos federais como Tribunal Regional Federal - TRF, primeira região, e Superior Tribunal de Justiça - STJ. Neste contexto foi identificada a possibilidade de dar continuidade ao projeto de pesquisa aplicada desenvolvendo e adaptando a ferramenta para o contexto do setor público na esfera do judiciário.

  • 12/2009Divulgação em eventos no Brasil

    Divulgação dos resultados do Observatório em eventos no Brasil. Os resultados foram mostrados em forma de apresentação e em publicações:

    => Observatório de Resíduos Recicláveis e Reciclados do Distrito Federal. In: 1º Congresso Nacional de Economia solidária, resíduos e reciclagem, 2009, São Carlos. 1º Congresso Nacional de Economia solidária, resíduos e reciclagem. São Carlos : Claraluz, 2009. p. 284-293.

    => Observatório de Resíduos Recicláveis e Reciclados do Distrito Federal. In: V Conferência Sul-Americana em Ciência e Tecnologia aplicada ao Governo Eletrônico-CONeGOV, 2009, Florianópolis. V CONeGOV. Florianópolis : Ijuris, 2009.

  • 02/2010Chegada da Kátia Miller

    Fortalecimento do projeto PGM 3: ACV de materiais da Construção com a chegada da pesquisadora Kátia Miller.

  • 03/2010Divulgação em eventos na América do Sul

    Divulgação dos resultados do Observatório em eventos na América do Sul. Os resultados foram mostrados em forma de apresentação e em publicações:

    => Gestão do Conhecimento na Gestão dos Resíduos Recicláveis de Brasília: Observatório de Resíduos Recicláveis e Reciclados do Distrito Federal. In: IV Congreso Iberoamericano sobre Desarrollo y Ambiente, 2009, Bogotá. IV Congreso Iberoamericano sobre Desarrollo y Ambiente. Bogotá: Instituto de Estudios Ambientales - IDEA, 2009.

    => Gestión del Conocimiento para el Desarrollo Local: El Observatorio de la Cadena de Residuos Reciclables y Reciclados del Distrito Federal del Brasil. In: 4to. Taller de Información y Gestión Tecnológica INFOGEST 2009, 2009, Santiago. 4to. Taller de Información y Gestión Tecnológica INFOGEST 2009. Santiago: Megacen, 2009.

  • 04/2010Compra Responsável na Construção

    Realização de cursos de 'Compra Responsável na Construção' em eventos propostos e coordenados pela Professora Raquel Blumenschein no SINDUSCON-DF, alcançando cerca de quarenta profissionais do setor público, privado e setor acadêmico.

  • 06/2010Apresentação ao MDS

    Núcleo de Inteligência para o Observatório da Cadeia de Resíduos Recicláveis e Reciclados do Distrito Federal – apresentado ao MDS.

  • 07/2010Segunda Fase do Observatório

    Fase 2 do Observatório com as etapas de banco de dados e informações.

  • 08/2010Criação de novo eixo de pesquisa

    Criação do outro  eixo de pesquisa no Lacis chamado Processos Regenerativos Urbanos e Sociais com a professora Liza Andrade.

  • 10/2010Apresentação de resultados do PRAS 03

    Apresentação oral e publicação de resultados do PRAS III no Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade - ANPPAS 2010.

  • 12/2010Apresentação de resultados de 2010

    Apresentação dos resultados do ano 2010 organizadas e realizadas pelo Lacis.

  • 01/2011Regimento interno

    Elaboração do Regimento Interno do Lacis.

  • 02/2011Aprovação do regimento interno

    O ato conjunto de fevereiro de 2011 dos diretores da FAU/CDS/FGA aprova o Regimento Interno do Lacis. Além disso, designa como Coordenadora do Lacis a professora Raquel Blumenschein e como Vice-Coordenadora do Lacis a professora Maria Vitória Ferrari.

  • 03/2011PIT 8 Segunda Fase

    Parceria com a CBIC para o desenvolvimento do PIT 8: fase 2.

  • 04/2011Resíduos de Pires do Rio

    Diagnóstico Situacional: O Gerenciamento dos Resíduos Sólidos Urbanos do Município de Pires do Rio, Goiás - GO.

  • 05/2011PRAS Terceira Etapa

    Concepção de projetos para Etapa 3 do PRAS: Capacitação e Treinamento – tem como o objetivo suprir a demanda do setor da construção civil por colaboradores capazes de atuarem como agentes ambientais em canteiros de obra, ao mesmo tempo em que visa a contribuir para a ressocialização de egressos penitenciários e penitenciárias. O projeto tem como público alvo: colaboradores já inseridos no setor da construção que serão preparados para trabalharem em canteiros de obra em processo de certificação de construção sustentável; e egressos penitenciários que serão treinados para atuarem como agentes ambientais em canteiros de obra. 

  • 06/2011Projeto para inclusão de menores infratores

    Elaboração do Projeto: Inclusão de Menores Pequenos Infratores.

  • 07/2011Concepção de projeto de inovação

    Concepção do projeto “Cooperação Técnica: Inovação e Sustentabilidade na Cadeia Produtiva da Indústria da Construção” com objetivos de Conceber e planejar a implantação de Rede de Cooperação Técnica entre agentes do setor produtivo, público, acadêmico e terceiro setor, visando o desenvolvimento, difusão e absorção de inovação para a sustentabilidade da cadeia produtiva da indústria da construção em países emergentes. Os parceiros deste projeto foram a Fundação Universidade de Brasília (FUB), por meio do Decanato de Pesquisa e Pós-Gradução (DPP) e do Lacis (Laboratório do Ambiente Construído, Inclusão e Sustentabilidade/FAU/CDS/FGA-UnB), e a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

  • 08/2011Criação de redes sociais do Lacis

    Início do Projeto Lacis Social com a criação das redes sociais do Lacis, da fanpage do facebook (https://www.facebook.com/LacisUnB/ ), do twitter (https://twitter.com/lacisunb) e o canal do youtube (https://www.youtube.com/user/LacisUnB) pelo pesquisador Antonio Carvalho.

  • 09/2011Programa Ambiente Web Integrado

    Programa Ambiente Web Integrado para gestão de resíduos sólidos urbanos na RIDE/DF e entorno. O programa tem como um instrumento de gestão do conhecimento a gestão de resíduos recicláveis e reciclados, incluindo a coleta de informações, tratamento, armazenamento, formatação em diversos formatos (gráficos, página de internet, mapas geográficos temáticos, relatórios tabulares, relatórios textuais, cruzamento de informações de diversas fontes, etc), disseminação e uso ostensivo do máximo de informação às partes interessadas.

  • 10/2011Projeto nos segmentos da RIDE

    Elaboração de projeto denominado 'Adensamento da Cadeia Produtiva de Resíduos Sólidos nos Segmentos da RIDE do Distrito Federal e Entorno'. Este projeto tem como objetivo visar o adensamento da cadeia produtiva dos resíduos sólidos, com ênfase no fortalecimento e inclusão dos Catadores e de Micro e Pequenas Empresas dos municípios que compõem a RIDE. Neste organiza-se os catadores em associações, cooperativas, mapea as lideranças, e ainda, aumenta a oferta de tecnologias para a reciclagem.

  • 11/2011Projeto Observatório do Conhecimento

    Desenvolvimento do projeto denominado Observatório do Conhecimento para Inovação na Cadeia Produtiva da Indústria da Construção. Uma ferramenta para o fortalecimento da gestão do Projeto 08 do PIT CBIC, no escopo do acordo de parceria entre a FUB e CBIC.

  • 12/2011Revista Sustentabilidade em Debate

    sustentabilidade em debate

    Publicação na Revista Sustentabilidade em Debate - CDS de artigo científico. Suas referências são: LACIS/FAU/CDS/FGA-UnB: Inovação e Sustentabilidade; Sustentabilidade em debate; v.2; n.1; p.149 - 163; 2011.

    (http://periodicos.unb.br/index.php/sust/article/view/3915 )

  • 01/2012Apresentação dos resultados 2011

    Apresentação dos resultados elaborados e desenvolvidos no Lacis em 2011.

  • 02/2012PIT 8 Terceira Fase

    Parceria com a CBIC para o desenvolvimento do PIT 8: fase 3.

  • 03/2012Resíduos em Municípios de Pequeno Porte

    Concepção do Projeto de Roteiro para Elaboração de Diagnóstico sobre Gerenciamento dos Resíduos Sólidos Urbanos em Municípios de Pequeno Porte.

  • 04/2012Vídeos para qualificação de trabalhadores

    Projeto em parceria com o Ministério do Meio Ambiente para Gestão de Resíduos Sólidos de Construção com a elaboração de conteúdo para produção de vídeos para qualificação dos trabalhadores da construção civil. Este projeto tem como objetivo desenvolver conteúdo para produção de vídeos visando à capacitação de colaboradores da indústria da construção em gestão de resíduos sólidos de construção, por meio de concessão de bolsas de pesquisa, com repasse de recursos por Termo de Descentralização de Crédito.

  • 05/2012Projeto no Edital CNPq/Vale

    Concepção e desenvolvimento do projeto no edital CNPq/Vale 05/2012 no escopo do eixo Gestão de Resíduos Sólidos: Modelo de integração de alunos Ensino Médio e Universidade, utilizando como cenário a gestão municipal de resíduos sólidos urbanos.

  • 06/2012Rede internacional da construção

    Estabelecimento de Acordo de Cooperação Técnica entre a Fundação Universidade de Brasília - FUB, por meio do Lacis e da Câmara Brasileira da Indústria da Construção - CBIC para implantação da Rede Internacional de Cooperação Técnica para a Cadeia Produtiva da Indústria da Construção.

  • 07/2012Equipe de TI do Lacis

    Equipe de TI permanente no Lacis com os pesquisadores Leonn Paiva e Fernando Vieira.

  • 08/2012Projeto do hot site do PISAC

    Desenvolvimento projeto do hot site do PISAC.

  • 09/2012PRAS Quarta Etapa

    Sustentabilidade em Canteiros de Obras e Inclusão. Objetivo: tem como objetivo subsidiar empresas construtoras na implantação de estratégias de prevenção e controle de impactos ambientais e projetos de responsabilidade social.

  • 10/2012A Sustentabilidade da areia no DF

    pluris 2012

    Apresentação de trabalho e publicação no 5º Congresso Luso Brasileiro para o Planejamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável. Elaborado pelas autoras Katia Miller e Maria Vitória Ferrari Tomé, com o título de 'A Sustentabilidade da areia no Distrito Federal'. Precedido pelo PLURIS 2012, o congresso bianual tem sua quinta edição no Brasil, desta vez sendo sediado em Brasília, nos dias 03, 04 e 05 de Outubro de 2012.

  • 11/2012Acordo de Cooperação Técnica

    Estabelecimento de Acordo de Cooperação Técnica entre a FUB e o Instituto Venturi para Estudos Ambientais.

  • 12/2012Plataforma de Cooperação Internacional

    O projeto denominado 'Plataforma de Cooperação Técnica Internacional' visa exercitar a aceleração de mudanças de paradigmas na CPIC. Ele tem objetivo de contribuir com a consolidação de padrões de sustentabilidade na definição de produtos e em procedimentos produtivos. Foi concebido no âmbito do LACIS/FAU/CDS/FGA-UnB em parceria com atores chaves do setor, como a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o Sindicado da Construção do DF (SINDUSCON-DF), os Ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), bem como instituições de atuação internacional, incluindo a British Research Establishment (BRE). A BRE vem implantando Parques de Inovação em processo e produtos do ambiente construído  em todo o mundo, além de acadêmicos do Brasil e Europa.

  • 01/2013Conscientização para aprendizagem em Libras

    Projeto integração do jovem deficiente auditivo a atividades culturais e artísticas e conscientização da população para o aprendizado de Libras.

  • 02/2013Lançamento de Observatório

    Lançamento do Observatório de Conhecimento para a Inovação da CPIC.

  • 03/2013Concepção de Projeto de Iniciação Científica

    Concepção e Desenvolvimento de Projeto de Iniciação Científica visando identificar produtos e materiais de construção em consonância com os critérios de sustentabilidade que serão definidos a partir dos resultados do Programa de Responsabilidade Ambiental e Social PRAS do Lacis, com potencial de serem utilizados na construção de habitações de interesse social.

  • 04/2013Chegada de professor e pesquisador no Lacis

    Fortalecimento da equipe do Lacis com a chegada do Professor Bruno Capanema e do pesquisador Augusto Esteca.

  • 05/2013PIT 8 Quarta Fase

    Parceria com a CBIC para o desenvolvimento do PIT 8: fase 4.

  • 07/20134° Fórum Internacional de Resíduos Sólidos

    forum internacional de residuos solidos

    Participação do Lacis na Coordenação Técnico Científica do Quarto Fórum Internacional de Resíduos Sólidos (4FIRS).  Participação da UnB como instituição co-realizadora do evento. O 4º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos (FIRS) transcorreu de 22 a 24 de julho de 2013 em Porto Alegre. Os trabalhos desenvolveram-se na sede do Ministério Público Estadual, no auditório Mondercil Paulo de Morais. O evento foi realizado pelo Instituto Venturi para Estudos Ambientais, em parceria com a UnB – Universidade de Brasília, por meio do LACIS – Laboratório do Ambiente Construído, Inclusão e Sustentabilidade.