O Observatório da cadeia de resíduos recicláveis e reciclados – piloto DF foi um projeto de pesquisa proposto com base nos resultados de dois projetos de pesquisa coordenados pelo LACIS: o Proatos e a cadeia de valor dos resíduos sólidos recicláveis e reciclados do DF, que faz parte do estudo do APL de resíduos sólidos reciclados e recicláveis do DF. O projeto do observatório recebeu apoio financeiro da Secretaria de ciência e tecnologia para inclusão social do MCT (SECIS-MCT). O observatório foi desenvolvido com softwares livres, portanto, uma das premissas desta pesquisa foi o estudo de como integrar várias tecnologias de softwares livres em uma solução de infraestrutura tecnológica confiável e robusta.

Considerando que as ferramentas de comunicação via internet se modificam rapidamente e de forma dinâmica, e que é difícil implementar uma gestão de resíduos nos municípios com a participação de todos os usuários, foi proposta uma reformulação do Observatório de resíduos recicláveis. O conteúdo passou a ser apresentado de acordo com o perfil do usuário, porém, ainda deveria estar de acordo os princípios da concepção inicial do observatório.

O observatório tem como objetivo a pesquisa de linguagens de programação, aplicações e ferramentas de código aberto que possam ser utilizadas para reformular o sítio web, de forma a integrar informações relevantes e disponibilizá-las aos agentes ligados à rede de resíduos sólidos, contribuindo assim com a estruturação da cadeia produtiva de resíduos recicláveis.

Projetos de Iniciação Científica e Extensão estão sendo desenvolvidos com uma equipe de seis alunos de graduação no período 2015-2016.

https://www.observatorioderesiduos.unb.br/