O projeto MACARIA – MACAúba e engenharIA: produção de óleo de polpa e amêndoas de macaúba e gaseificação de resíduos de biomassa foi desenvolvido respondendo à demanda da Chamada Pública MCTI/CNPq/SPM-PR/Petrobras Nº 18/2013: Meninas e Jovens Fazendo Ciências Exatas, Engenharias e Computação em 2013 e 2014.

Este projeto teve como objetivo proporcionar a oportunidade de colocar alunas do ensino médio em contato com problemas reais de engenharia por meio do desenvolvimento de tecnologia de extração de óleo de macaúba para produção de biodiesel, gaseificação de resíduos dos frutos e produção de farinha a partir das sementes. O projeto contou com o apoio do grupo de professores pesquisadores, técnicos e alunos de graduação do curso de Engenharia de Energia da Universidade de Brasília -Gama.

Com o apoio financeiro do CNPq foi possível equipar um laboratório com gaseificador, despolpadeira e extrator de óleo e continuam a ser desenvolvidas pesquisas de iniciação científica e extensão, visando à caracterização do óleo e gaseificação de resíduos.

Os resultados tem sido apresentados em: Congresso Brasileiro de Iniciação Científica, Semana Universitária da UnB e Encontros de Ciência e Tecnologia, promovidos no Campus UnB Gama.