Trata da inovação e sustentabilidade de processos produtivos e de produtos da cadeia produtiva da indústria da construção (CPIC), entendida como o conjunto de atividades integradas e interconectadas envolvendo desde os insumos básicos até o produto final, como edificações (de diferentes tipologias), o espaço urbano e a infra-estrutura urbana.
Este eixo está sob a coordenação da professora Raquel Naves Blumenschein.

Ensino

Disciplina de graduação.

Projetos de Pesquisa

O NUESP se dedica à Cadeia Produtiva da Edificação Penal (CPEP), vinculado ao Parque de Inovação e Sustentabilidade do Ambiente Construído da Universidade de Brasília (PISAC/UnB), atuando junto aos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/UnB) e outras unidades parceiras.

O Parque de Inovação e Sustentabilidade do Ambiente Construído – PISAC é um centro de referência em tecnologias sustentáveis que trabalha em rede, como catalizador de capacidades técnicas consolidadas no país e internacionalmente, visando à pesquisa e desenvolvimento com foco no ambiente construído. O parque é um ambiente diferenciado dado que é um laboratório vivo, localizado dentro do campus da UnB Gama, na região centro-oeste, contemplando uma área de preservação do cerrado.